sábado, 12 de dezembro de 2015

Presidente da Rede de Ferrovias da Rússia quer construir ponte entre Rússia e EUA

Por mais ambicioso que pareça, o presidente da Rede de Ferrovias da Rússia (RZD), Vladimir Yakunin está planejando criar uma ponte que ligue o Alaska (Estados Unidos) até a Rússia. Essa ponte seria o último elo de um plano que prevê interligar os EUA, a Rússia e a Europa por uma mega ferrovia.
Entretanto, ainda não existe nenhuma previsão de data para que as construções comecem, ou mesmo que cheguem a existir. Isso porque Yakunin tornou público seu projeto em Março de 2015, mas até o momento está tentando convencer entidades governamentais e o setor privado para financiarem as obras. A imprensa diz que, atualmente, o presidente está tentando algum tipo de acordo com o governo chinês.
O projeto não prevê apenas a criação da ponte no Estreito de Bering, mas também uma série de aprimoramentos na rede de ferrovias do Alaska, conectando a cidade remota de Nome (que hoje em dia é acessada normalmente pelo ar, por botes ou trenós) ao resto do país. Além disso, a Rússia também receberia aprimoramentos, por exemplo, na Ferrovia Trans-Siberiana.
Cerca de 9977km devem ser negociados de uma ponta da Rússia até a outra, e Yakunin planeja aprimorar a ferrovia e realizar outras mudanças de infraestrutura ao mesmo tempo. Eventualmente, isso pode acabar se tornando uma rota comercial lucrativa, bem como deve atrair turistas aventureiros.
Até o momento, não existe nenhum sinal de aceitação por parte dos Estados Unidos, e acredita-se que, se por ventura o projeto vingar, o custo total pode chegar à casa dos trilhões em dólares*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário