- É possível encontrar tubarões e outros peixes do mar no rio Amazonas. Tubarões já foram vistos 400 quilômetros rio acima.
- O Rio Amazonas tem 1.100 afluentes. Os principais são: Iça, Japurá, Negro, Nhamundá, Trombetas, Jari, Paru, Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Tocantins, Tafé, Coari, Jutaí, Junduatuba, Urubu e Uatumé.
- A 8 quilômetros de Manaus, o rio Solimões se encontra com o rio Negro, afluente do Rio Amazonas, produzindo o fenômeno do Encontro das Águas. As duas grandes massas de água não se misturam porque têm temperaturas diferentes. Apesar do nome, as águas do Rio Negro são cristalinas. A impressão de escuridão surge do contraste provocado pelo encontro com as águas barrentas do rio Solimões.
- Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.
- Com cerca de 1 622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo.
- Belém é conhecida como a cidade das mangueiras. A quantidade de mangueiras impressiona quem vem de fora. Interessante é que a maior parte dos automóveis da capital do Pará tem ou teve a lataria amassada por alguma manga que despencou da árvore.
- A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5 da América do Sul e a Metade do Brasil.
- Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
8 curiosidades sobre a floresta Amazônica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário